AUTISMO


O Transtorno do Espectro Autista (TEA) popularmente conhecido apenas por autismo, são transtornos que afetam o desenvolvimento da linguagem, comunicação, interação e também no comportamento social. Os sinais aparecem antes dos 03 anos de idade, porém com uma intervenção precoce, quem tem autismo pode ter grande avanço em seu desenvolvimento.

Alguns dos sinais que podem ser observados são: Gosto por empilhar e alinhar objetos, correr de um lado para o outro e balançar as mãos para cima e para baixo. Hábito de cheirar objetos e alimentos, hipersensibilidade na visão, audição, tato e paladar. As crianças com autismo também costumam querer impor suas rotinas e rituais, pois a previsibilidade os tranquilizam. Muitos não iniciam a fala antes dos 03 anos, e alguns podem repetir aquilo que escutam (ecolalia).

Por se tratar de um espectro, o autismo engloba diferentes níveis de funcionamento e transtornos, são eles:

• Transtorno do Espectro Autista (que devido as mudanças recentes e dos principais manuais de diagnóstico, é o termo que abrange todos os outros);
• Condição do Espectro do Autismo;

• Autismo Clássico;
• Transtorno Invasivo do Desenvolvimento;
• Autismo Kanner;
• Autismo de Alto Funcionamento;
• Demanda Patológica Avoidance;
• Síndrome de Asperger.

A Organização Mundial da Saúde estima que o Brasil tenha mais de 2 milhões de pessoas com algum tipo de autismo, isso indefere em relação à sexo ou etnia, porém o número de ocorrências é maior entre o sexo masculino (cerca de 4,5 vezes).


UPPA

A associação União de Pais Pelo Autismo é um movimento que une famílias com crianças portadoras da síndrome do X frágil ou autismo, onde eles encontram uma compreensão maior sobre o assunto. Criada aproximadamente há 10 anos, a associação se resume em campanhas, eventos de conscientização sobre o TEA (transtorno do espectro autista) e métodos de relacionamento familiar, atua com diversos parceiros e pais que se desdobram para trazer estas atividades e realizar um trabalho que traga conscientização as pessoas sobre o que é e quais são os direitos do autista.

 

 

 

CONHEÇA A INSTITUIÇÃO:
https://www.uppaautismo.org

uniaopeloautismo@gmail.com

 

 

 

 

 

Juntos podemos conscientizar as pessoas!
10% DO VALOR DAS VENDAS
dos relógios de cor azul vão para apoiar a instituição
UPPA.

Qual sua causa?