HIV/AIDS


O Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) é um retrovírus e também o agente infeccioso que pode causar a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, do inglês AIDS.

A AIDS é uma doença que ataca e destrói o sistema imunológico dos indivíduos infectados, deixando o corpo vulnerável para que vírus ou infecções oportunistas possam agredi-lo.

O Brasil até o fim do ano de 2017 tinha cerca de 827 mil pessoas com o vírus HIV, destas 827 mil, 260 mil pessoas sabem que estão com HIV mas não se tratam e cerca de 100 mil convivem com a doença sem saber.

A transmissão pode ser ocorrer por meio de ato sexual sem preservativo, uso de agulhas compartilhadas, transfusão de sangue contaminado, na gravidez caso não seja realizado acompanhamento médico.

Vale lembrar que o contato usual (aperto de mão, sentar no mesmo assento, dar um abraço, beijo no rosto/boca, ter contato com suor/lágrima, utilizar o mesmo banheiro, ato sexual com preservativo, etc.) não traz risco de transmissão pelo vírus, não havendo motivos para serem evitados.


FÊNIX ASSOCIAÇÃO

O trabalho da Associação Fênix privilegia o indivíduo em sua totalidade. Tendo iniciado sua trajetória há 12 anos, cuidando de crianças e suas famílias portadoras do HIV/Aids, e vindo a se tornar referência em humanização nesse atendimento. Expandiu sua área de atuação para os conflitos familiares e a questão do abuso sexual infantil, compreendendo que esses casos também demandam um atendimento que se estende para a família, além da vítima. Mais do que atendimento biopsicossocial em sede, luta pela garantia de direitos e fortalecimento dos vínculos familiares.

No que diz respeito ao HIV/Aids desenvolve ações de prevenção por meio de ações educativas, palestras, seminários e oficinas. A Fênix foi contemplada pelo nosso projeto, pois além da seriedade no trabalho que exercem, a forma calorosa e respeitosa como fomos recebidos na entidade nos faz ter certeza da importância deste trabalho, pois são valores fundamentais em instituições de apoio a vida.

 

 

CONHEÇA A INSTITUIÇÃO:
www.fenixacoespelavida.org.br
www.facebook.com/fenixacoespelavida

 

 

 

 

Juntos podemos prevenir e conscientizar jovens e adultos!
10% DO VALOR DAS VENDAS
dos relógios de cor vermelho vão para apoiar a ASSOCIAÇÃO FÊNIX.

Qual sua causa?